quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Guia de Auto Estudo 1

No Guia de Auto Estudo 1 foi proposto:

1º. A criação de uma tabela para realizar a conversão de temperatura nas escalas Fahrenheit, Rankine e Kelvin para a escala Celsius.
2º. A criação de um programa em PascaL para realizar a conversão de temperatura nas escalas Fahrenheit, Rankine e Kelvin para a escala Celsius.

Tabela de Conversão de Temperaturas




 Código do Programa Pascal

program temperaturapetrusribeiro;


var C, C2, C3, F, R, K : real; { temperaturas }
begin


{Entrada de dados}
 {Exibe a mensagem na tela de comandos}
 writeLn('Forneça a temperatura em Fahrenheit');
 {Exibe uma janela para entrada do valor de F e armazena o valor digitado na variável F}
 readLn(F);
 {Exibe a mensagem na tela de comandos}
 writeLn('Forneça a temperatura em Rankine');
 {Exibe uma janela para entrada do valor de R e armazena o valor digitado na variável R}
 readLn(R);
 {Exibe a mensagem na tela de comandos}
 writeLn('Forneça a temperatura em Kelvin');
 {Exibe uma janela para entrada do valor de K e armazena o valor digitado na variável K}
 readLn(K);


 {Coversão da tempertura Fahrenheit para Celsius}
 C := (5/9)*(F-32);


 {Coversão da tempertura Rankine para Celsius2}
 C2 := (5/9)*(R-491.7);


 {Coversão da tempertura Kelvin para Celsius3}
 C3 := (K-273.15);


 {Saída de dados}
 {Escreve na linha de comando o valor de F}
 writeLn(F, ' graus Fahrenheit corresponde a');
 {Escreve na linha de comando o valor de C convertido}
 writeLn(C, ' graus Celsius');
 {Escreve na linha de comando o valor de R}
 writeLn(R, ' graus Rankine corresponde a');
 {Escreve na linha de comando o valor de C2 convertido}
 writeLn(C2, ' graus Celsius');
 {Escreve na linha de comando o valor de K}
 writeLn(K, ' Kelvin corresponde a');
 {Escreve na linha de comando o valor de C3 convertido}
 writeLn(C3, ' graus Celsius');


end.

Comentário

A construção da tabela foi uma tarefa fácil. Com relação a criação do programa foi o primeiro contato com a linguagem PascaL e tive algumas dificulades na estruturação do meu programa, relacionadas a sintaxe, principalmente para compreender como é a linguagem sequencial do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!